No ultimo dia 29 de junho o Pároco de Orleans, Padre Elias Della Giustina visitou nossa comunidade. Apos a Santa Missa as 19 horas e 30 minutos, o Padre se reuniu com lideranças da comunidade para uma breve reunião na qual procurou conhecer melhor a realidade da comunidade. Foi um momento muito importante para a comunidade que pode também conhecer melhor o seu Pároco.
Coroinhas participam de encontro
Coroinhas da Paróquia Santa Otília | |||||
|
CORPUS CHRISTI
Na ultima quinta-feira dia de Corpus Christi a comunidade reunida celebrou a festa do Corpo de Cristo. Uma grande e bonita celebração aconteceu as dez horas no patio da Escola Martha Claudio Machado, e foi presidida pelo Padre Marcio, vigário paroquial de Orleans. A bonita celebração terminou com a Benção do Santíssimo que aconteceu na capela depois de uma prossição do local da Missa até a igreja. Todo o percurso estava ornamentado com tapetes feitos de serragen e flores que foi preparado pela direção, professores e alunos da E. B. Martha Claudio Machado.
Lugar da celebração |
O CPC ( concelho de pastoral comunitário ) agradece a todos as pessoas que agudaram na confecção dos tapetes, especial mente á direção professores e alunos da E B Martha Claudio Machado.
Preparação dos tapetes |
Como surjiu a festa de Corpus Christi ?
HISTÓRICO
A anfetamina foi preparada pela primeira vez por Edellano, em 1887 e sintetizada no final da década de 1920; sendo introduzida na prática médica apenas em 1936.
A substância foi amplamente utilizada na segunda Guerra Mundial por soldados aliados, alemães e japoneses com a finalidade de aumentar a coragem e reduzir a fadiga. Tais efeitos eram realmente percebidos por seus usuários, mas em 1943 as autoridades médicas britânicas proibiram o uso de anfetamínicos por parte de pilotos da Royal Air Force, incorrendo em sucessivos erros fatais quando sob o efeito destas drogas.
Após o término da guerra em 1945, o mundo foi invadido pela anfetamina e especialmente por dois de seus derivados: a melanfetamina (Pervitin) e a fenmetrazina (Perludin). Os objetivos almejados pelos usuários eram: a redução da fadiga, do sono e do apetite, além do aumento da capacidade de trabalho. Logicamente os que se deixaram seduzir por esse vasto universo de promessas pagaram um tributo relativamente caro à toxicidade dos anfetamínicos. Motoristas de caminhão, vigilantes noturnos e universitários, na ânsia de passarem noites em vigília, não mediram doses da droga. Pessoas obesas vislumbraram nestas substâncias oportunidade milagrosa de emagrecimento; espantadas com sua a ação anorexigênica, tornaram-se igualmente dependentes da droga. Este quadro de abuso da droga gerou muitos dependentes químicos e fez com que a venda dos anfetamínicos fosse prescrita por lei. Essa medida reduziu o consumo geral destas substâncias, mas não foi capaz de eliminar o abuso por parte de seus usuários.
Hoje em dia, as bolinhas, como são igualmente conhecidas, têm sido progressivamente substituídas por tóxicos mais em voga. Isso foi provocado pela retirada das farmas mais ativas de anfetaminas do mercado brasileiro. Talvez a dietilpropriona seja a única sobrevivente da espécie. A substância tem sido fabricada em associação a um ansiolítico em várias preparações comerciais, utilizadas como anorexigênicas.
Sessão Solene sob o tema Fraternidade e Vida no Planeta, lota dependências do Legislativo Orleanense.
Com a presença do Bispo Dom Wilson Tadeu Jonck, prefeito Jacinto Redivo, do vice prefeito José Carlos Librelato, Juiz da Comarca Dr. Paulo da Silva Filho, Delegado Ulisses Gabriel, Capitão da Polícia Militar Tenente Eduardo Caetano do Amaral, Secretário Regional Gelson Padilha, os vereadores; demais autoridades municipais e todos os que se fizeram presentes naquela sessão, deu-se a abertura da Semana do Meio Ambiente com a Sessão Solene que abordou o tema da Campanha da Fraternidade deste ano: Fraterinidade e Vida no Planeta: A criação geme em dores de parto.
Para a vereadora e presidente do legislativo orleanense Suzelei Padilha, O tema em discussão é de fundamental importância para toda a comunidade, pois busca-se qualidade de vida e a promoção do bem comum. Nossa intenção é sensibilizar a sociedade para a importância de buscar juntos caminhos novos, para conscientização de todas as pessoas no que diz respeito a preservação do meio ambiente.
Aproximadamente 200 pessoas prestigiaram a Sessão, que lotou as dependências da Casa Legislativa. |
Assinar:
Postagens (Atom)
Liturgia do Dia
Veja como chegar à Brusque do Sul
Visualizar Brusque do Sul como chegar em um mapa maior
Mapa de Brusque do Sul
Visualizar Brusque do Sul em um mapa