Novo Bispo de Tubarão


ELEITO NOVO BISPO PARA TUBARÃO - SC

DIOCESE DE TUBARÃO
Hoje, dia 26 de Setembro de 2012, a Santa Sé comunicou oficialmente a escolha do novo Bispo Diocesano de Tubarão: trata-se do Pe. João Francisco Salm, do clero da Arquidiocese de Florianópolis, SC. A Diocese de Tubarão, com suas 28 paróquias e mais de 400 comunidades, acolhe com imensa alegria este tão esperado anúncio.
Quem é o Pe. João Francisco Salm? Natural de São Pedro de Alcântara, SC, Monsenhor João Francisco Salm (como agora passa a ser chamado) nasceu em 11 de outubro de 1952. Aos 12 anos ingressou no Pré-Seminário de Antônio Carlos. No ano seguinte, foi para o Seminário de Azambuja, em Brusque, saindo de lá em 1976 para cursar Teologia no ITESC. Sua ordenação presbiteral foi no dia 30 de junho de 1979, no Santuário Nossa Senhora de Azambuja, em Brusque. No ano seguinte, iniciou suas atividades presbiterais como formador do Seminário de Azambuja. A partir de 1984, foi nomeado reitor do Seminário, acumulando as funções de Reitor do Santuário, Regente do Coral e Diretor do Museu Dom Joaquim. Em 1992 foi transferido para Florianópolis, assumindo a reitoria do Seminário Teológico Convívio Emaús e, também, a coordenação arquidiocesana da Pastoral Vocacional, cargos que ocupou até 2009.
Em duas ocasiões, 2006 e 2008, assumiu a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral. Em 2009 foi pároco de Santa Teresinha, em Brusque e, em 29 de março de 2011, foi eleito Administrador da Arquidiocese de Florianópolis, a partir da transferência de Dom Murilo Krueger para Salvador, Bahia.
Quando da posse de Dom Wilson Tadeu Jönck como Arcebispo de Florianópolis, em 15 de Novembro de 2011, Pe. João Francisco Salm foi nomeado Ecônomo da Arquidiocese. Em 26 de Setembro de 2012 foi publicada em Roma sua nomeação como 6º. Bispo de Tubarão. A data e o local de sua Ordenação Episcopal , bem como a data de sua futura tomada de posse em Tubarão serão divulgadas nos próximos dias, tão logo sejam acertados alguns detalhes. Até a posse de Monsenhor João Francisco Salm em Tubarão, o atual Administrador Diocesano da mesma diocese continuará sendo Pe. Sérgio Jeremias de Souza.
A Diocese de Tubarão, com suas lideranças leigas, religiosas, seus vocacionados e vocacionadas, bem como com todo o seu clero, agradece imensamente ao Papa Bento XVI pelo carinho e generosidade em nos providenciar tão diligente pastor. Ao Monsenhor João Francisco Salm a nossa acolhida carinhosa de boas vindas: sinta-se bem entre nós! Que a Beata Albertina Berkenbrock e Nossa Senhora da Piedade intercedam por seu pastoreio em nosso meio.
Pe. Sérgio Jeremias de Souza - Administrador Diocesano de Tubarão - SC   -  26/09/2012


Festa de Nossa Senhora das Dores 2012

 Mais uma festa realizada com sucesso. Desta vez em hora a nossa padroeira Nossa Senhora das Dores. No sábado dia 15 aconteceu uma Missa com a participação na liturgia das familias Guizonie e Neto de Três Barras, a missa foi presidida pelo Padre Elias. No domingo as 10:00 horas aconteceu a missa festiva cantada pelo coral Nossa Senhora das Dores. Durante a celebração aconteceu uma Celebração da Fé da crianças da catequese de iniciação, as mesmas ao fim da missa fizeram uma homenagem a Nossa Senhora oferecendo 7 flores representando as 7 dores de Maria. Na parte da tarde continuaram as festejos com animação do grupo Zavana.
























Liturgia do Dia

Veja como chegar à Brusque do Sul


Visualizar Brusque do Sul como chegar em um mapa maior

Mapa de Brusque do Sul


Visualizar Brusque do Sul em um mapa