FEIRA DA SAÚDE EM ORLEANS

Neste sábado, 14 de abril, na Praça Celso Ramos em Orleans, aconteceu um evento inédito: Uma Feira de Saúde. A partir das 7h30, mesmo com a ameaça de uma esperada chuva, os feirantes já estavam muito animados, embora apreensivos, montando suas barracas para a tão anunciada: FEIRA DA SAÚDE. Sem medo da chuva, que logo resolveu dar uma folga, as Entidades que compõem a Equipe de Programação e realização da CF 2012, deixaram a Praça Celso Ramos toda enfeitada e pronta para receber os visitantes interessados em receber informações sobre saúde preventiva e curativa, alimentação correta, tratamentos fitoterápicos, bem como para realizar os exames para diagnóstico com orientações de tratamento diante dos resultados.
O evento foi aberto com a palavra da coordenadora da CF, Rosa J. Della Giustina e as considerações do Pe. Elias Della Giustina, sobre a importância das reflexões sobre o tema e o lema da CF e o seu hino oficial, entoado pelos presentes, animados pelo grupo de cantores: Marcelo, Marcos, Augusto, Vinícios e Gabriel, que ao som da gaita, violão e voz, deram um brilho especial ao ato.
Com a presença de profissionais habilitados na área da saúde, médicos, enfermeiros(as), farmacêuticos(as), odontólogos(as) do Hospital Stª Otília, da Secretaria Municipal da Saúde, agentes das Pastorais da Saúde, da Pastoral da Criança e dos Grupos de Famílias, professores, coordenadores  e alunos dos cursos das áreas de saúde da UNIBAVE, integrantes do CMS (Conselho Municipal de Saúde), diretores e funcionários do Samae e Famor, presidente da Câmara de Vereadores, ofereceram ao público presente: orientações sobre fatores de risco, sinais e sintomas de uma doença cardíaca, realização de exames de ECG (eletrocardiograma), testes de HIV e Hepatite, aferição da pressão arterial, medição do IMC (índice de massa corporal), orientando e disponibilizando tabela de programação alimentar para controle de peso, tratamento facial, massotereapia, orientações para a realização do auto-exame de mama, a importância do exercício físico, sobre saúde bucal com distribuição de kits odontológicos. Foram dadas também orientações sobre o uso da medicina natural: chás, tinturas, xaropes, pomadas, sucos, soro caseiro, multimisturas, o vinagre de maçã, a importância da ingestão diária de frutas, disponibilizando aos interessados as receitas de como fazer, como usar e muitos tipos de ervas e frutas, com indicação do seu uso, sendo que para cada receita indicada o produto era oferecido para ser degustado.
Quem passou pela feira pôde ainda levar: mudas de árvores frutíferas, sacolas ecológicas para carros, folders e panfletos com orientações e dicas sobre, preservação da saúde e do meio ambiente, informações sobre as leis municipais que dizem respeito a Saúde Pública, deixar seu lixo eletrônico e o óleo de cozinha usado. E, cada Cidadão presente na FEIRA, recebeu ainda, um FOLDER ESPECÍFICO SOBRE O SUS, elaborado pela Diocese de Tubarão, contendo importantes informações, como a carta dos direitos dos usuários da Saúde e orientações práticas de como fazer uso do “NOSSO PLANO DE SAÚDE, o SUS.” Contou-se ainda, com a apresentação de alunos do projeto Capoeira Criança do ProArt, sob a coordenação do Mestre Bigo e do psicólogo Rogrigo.
As rádios 106 FM Luz e Vida e a Nova Guarujá, estiveram presentes antes e durante o evento, fazendo um eficiente trabalho de divulgação.
A todos os que colaboraram, com seu trabalho ou com sua presença, principalmente à Equipe de Organização deste ATO PÚBLICO de promoção da saúde no município, um MUITO OBRIGADA!  Que Deus abençoe a cada um, com muita Saúde e  Paz!
Orleans, 15 de abril de 2012.
Rosa Junkes Della Giustina
Fonte: site da Diocese de  Tubarão
     

  

    

Liturgia do Dia

Veja como chegar à Brusque do Sul


Visualizar Brusque do Sul como chegar em um mapa maior

Mapa de Brusque do Sul


Visualizar Brusque do Sul em um mapa