Padre Onésimo visita a comunidade

P Onesimo
  Neste Domingo dia 31, o Padre Onésimo Alberton, que trabalha na Paroquia São José em Criciúma, celebrou com a comunidade as 10 da manha. Natural da comunidade frequentemente ele celebra na comunidade quando vem visitar seus pais Moisés e Laura Alberton que residem na comunidade. Padre Onésimo esta se preparando para a sua viajem de estudos na Europa, ele estará cursando por dois anos um Mestrado em Espiritualidade pelo Pontifício Instituto Teresianum  em Roma na Italia. Ficara hospedado na casa do Colégio Pio Brasileiro onde redizem os Padre que estão em Roma estudando. O embarque esta agendado para o dia 29 de Agosto.
Brusque do Sul
No dia 14 de agosto, dia dos pais estará novamente na comunidade Celebrando a Eucaristia. Desde já a comunidade deseja que Deus ilumine e acompanhe o Padre Onésimo em seus estudos, e que ele continue sempre lembrando de sua comunidade natal.




P Onecimo e coroinhas








Pátio da Capela de Brusque

Encontro Paroquial do Apostolado da Oração

 Neste ultimo domingo 17 de julho, nossa comunidade teve a alegria de receber o primeiro Encontro Paroquial do Apostolado da Oração da Paroquia Santa Otília de Orleans. No evento estiveram representeadas delegações de 8 comunidades: Matriz, Chapadão, Barração, Boa Vista, Três Barras, Curral Falso, Oratório e Brusque do Sul.
  O encontro iniciou-se às 13:30 horas, com a recepção  das delegações e entrada das bandeiras. O GJB ( Grupo de Jovens de Brusque) animou o encontro cantando e promovendo dinâmicas. Apos breve acolhida feita por Eulalia Mazon Machado, a coordenadora paroquial do Apostolado da Oração Maria Adélia B. Machioro, fez uso da palavra e contou a historia do Apostolado da Oração na Paroquia de Orleans. Em seguida mais duas pessoas enviadas especialmente pelo padre Paulo Rodrigues de Gravatal, falaram da importância de não desanimar na caminhado de Apostolado.  O encontro cuminol com a Missa que foi presidida pelo Padre Elias Della Guistina. Apos a Missa todos puderam partilhar de um delicioso lanche preparado pela comunidade.  











  













 A coordenação do Apostolado da Oração de Brusque do Sul, agradece a todos que participaram do encontro e aos que ajudaram na organização e preparação.  

















Diocese de Tubarão aprova seu Plano Diocesano de Pastoral.

A construção do novo Plano Diocesano de Pastoral da Diocese de Tubarão teve início em maio de 2009, quando foi realizada uma pesquisa por amostragem, seguida por uma leitura analítica do resultado da pesquisa, de julho a setembro do mesmo ano. O processo sofreu uma interrupção durante o ano de vacância da diocese, sendo retomado por Dom Wilson, alguns meses depois de ter sucedido a Dom Jacinto Bergmann. O texto, em sua primeira versão, foi estudado nas comunidades e pelas pastorais, movimentos e associações, no primeiro semestre deste ano, 2011, e recebeu centenas de alterações. Inseridas as propostas de emenda, o novo texto foi entregue aos membros da Assembléia na última semana de junho para que os mesmos se familiarizassem com o texto e trouxessem, por escrito, as propostas de novas alterações que achassem necessárias. Instalada a Assembléia, na noite do dia 08 de julho, na Casa de Encontros Dom Anselmo, em sua primeira sessão de trabalho, todos os que tinham propostas de emenda ao texto puderam apresentá-las. Feito isso, durante a noite, a comissão de assessoria ao texto se reuniu e inseriu dezenas de alterações. Apenas dez propostas não foram aceitas pela comissão. O Plano Diocesano de Pastoral foi aprovado por unanimidade, às 11h20m dia 09 de julho. A primeira parte do Plano apresenta “o rosto de nossa diocese” onde estamos). A segunda parte, “a luz que nos ilumina” (onde precisamos estar). Já a terceira parte do plano traz, inicialmente, as Perspectivas de Ação que reúnem as proposições indicadas nas respostas ao questionário prospectivo, dadas na Assembleia de outubro de 2010 e completadas por ocasião do estudo do pré-texto do Plano, no primeiro semestre de 2011. Depois, apresenta as Urgências da Ação Evangelizadora (como podemos agir) que emergem do período de transformações profundas em que estamos vivendo e em conseqüência de lacunas que se estabeleceram ao longo do tempo, apesar do continuado trabalho da Igreja, e que requerem atenção especial. Vem, em seguida, o Objetivo Geral (o que quermos alcançar), os Critérios de Ação (como vamos agir) que serão os que foram indicados pela iluminação teológica: partir de Jesus Cristo e cumprir os três deveres (múnus) da Palavra, da Liturgia e da Caridade nos âmbitos da pessoa, da comunidade e da sociedade. A terceira parte do Plano de Pastoral termina com a apresentação das Estruturas para a Evangelização, que devem ser renovadas, indicando quem são as lideranças principais em cada nível eclesial e quais são os organismos de articulação da ação ou seus mecanismos de comunhão e participação nos diferentes níveis eclesiais. A Programação Pastoral (o que vamos fazer) é a parte do Plano de Pastoral que será encaminhada, aprovada e executada no período de cada ano.



Liturgia do Dia

Veja como chegar à Brusque do Sul


Visualizar Brusque do Sul como chegar em um mapa maior

Mapa de Brusque do Sul


Visualizar Brusque do Sul em um mapa